23 de novembro de 2010

Profissão: o que faz um Enfermeiro?!

Oi, genteeees! Lembram que eu sugeri fazer um post falando sobre a minha futura profissão, Enfermagem? Poisé,  to aproveitando que estou num clima super "estudei o dia todo" e já que estou vendo bastante sobre o assunto em uma das matérias da faculdade (Administração), resolvi fazer o post hoje.
Então, pra começar, a Enfermagem é dividida em duas categorias. Temos os Enfermeiros (Nurses), graduados a nível superior (em torno de 4 a 5 anos de curso) e os Técnicos em Enfermagem (Lady Nurses), que fazem o curso de duração de cerca de dois anos. Os Técnicos em Enfermagem, como o próprio nome sugere, são responsáveis pela parte técnica do cuidado aos pacientes/assistencial, e estão em contato direto com o paciente. Algumas de suas funções são dar banho, fazer curativos, fazer punções venosas, colocar catéter, sonda, traqueostomia, medicar, entre outros procedimentos. E os Enfermeiros?! O que fazem então? A maioria das pessoas confunde as duas categorias de profissões e pensam que ambos realizam as mesmas funções. Mas não é assim.

O Enfermeiro graduado é responsável pela Gerência Hospitalar, a parte administrativa do cuidado ao doente. Minha professora costuma dizer que o enfermeiro é o "Gestor do cuidado". Como assimmm? hãa? eu pensei isso quando descobri a verdadeira função de um Enfermeiro graduado, hahaha. Não sabia que era assim, e foi justamente isso que me levou a fazer esse post. Bom, o Enfermeiro é líder/supervisor de uma equipe de Técnicos de Enfermagem, e é responsável por praticamente TUDO no hospital. A nossa verdadeira função, em síntese, é fazer tudo para que o atendimento ao paciente seja de qualidade, trazendo benefícios tanto para a instituição (Hospital, Centros de Saúde), quanto para o cliente (paciente) e para os técnicos, através do processo de educação e incentivo ao trabalho. Dessa forma, podemos contratar e demitir técnicos quando necessário, fazemos todo o planejamento do hospital, planejamos gastos, compra de materiais, a quantidade de técnicos necessários no hospital de acordo com a demanda de pacientes, além de supervisionarmos o trabalho de nossa equipe e claro, ajudarmos nos procedimentos quando for necessário. Também somos nós que fazemos os POPS (Procedimentos Operacionais Padronizados), espécies de livrinhos-guia onde escrevemos todos os procedimentos padrões a serem realizados pela equipe e a forma de se fazer cada um. Em alguns Centros de Saúde/Regiões podemos prescrever certos medicamentos e sempre somos responsáveis pela prescrição de cuidados da Enfermagem, distrubuindo as funções a cada técnico da equipe. As funções do Enfermeiro são inúuuuumeras, a cada dia eu descubro uma diferente, se eu fosse falar todas, JURO, não caberia aqui. Mas em síntese, é isso!

Já ouvi muita gente por ai dizendo que "Enfermeiro é auxiliar do médico - faz tudo que ele manda", mas não é assim não, gente. Muita gente confunde isso. O Enfermeiro, assim como os Fisioterapeutas, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e etc, é um profissional autônomo e forma juntamente com todos esses profissionais uma equipe de saúde, que visa o melhor atendimento ao paciente. É claro que cada um tem sua função dentro do hospital e certas coisas apenas o profissional específico é capaz de fazer, pra isso fizeram a faculdade (dã) hehe, mas juntos os profissionais sempre se reunem para discutir o melhor a ser feito, quando é necessário.

Espero ter tirado a dúvida de vocês, hehe. Se quiserem saber mais coisas, me digam! Beijão

7 comentários:

  1. Pri, confesso que ignorava a diferença entre técnico e enfermeiro, e achei bem bacana que vc fez este post!

    Gostei de saber mais sobre sua futura profissão!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante Pri sua postagem. Até porque se existe curso superior (alguns muito concorridos) importância a função tem que ter.
    Mas como até você assumiu, muita gente confunde ou não sabe. Eu aprendi agora!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. poxa, q post interessante! mt coisa q eu realmente ñ sabia

    ResponderExcluir
  4. Oi Pri!

    Adorei saber sobre sua futura profissão! A diferença do técnico e enfermeiros não sabia mesmo!!

    Beijos e sucesso profissional!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei Pri
    Meu cunhado e minha irma sao enfermeiros conheco um poquinho sobre a profissao hihi, adorei saber mais!
    mil beijinhos
    kammy

    ResponderExcluir
  6. Nossa Pri, resumindo o enfermeiro formado lida com os pepinos do hospital e sem ele o negócio desaba hein!
    A imagem do enfermeiro que só tá lá ocioso ajudando o médico é errônea mesmo, já sabia mas não imaginava quanto!
    Beijos
    Antonia

    ResponderExcluir
  7. parabéns pelo post esclarecedor.
    sou médica e sei muito bem a necessidade de uma boa enfermeira no resultado de tratamento de cada paciente.
    parabéns, e continue a jornada pela valorização desta profissão linda.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para expressar a sua opinião, com muita educação, é claro! Comentários que eu considere agressivos ou ofensivos serão apagados. :)