29 de janeiro de 2012

Guia para iniciantes | Parte 1: Conhecendo seu rosto



A primeira coisa que eu considero essencial, antes de saber quais os produtos básicos que você deve ter e como começar a se maquiar, é conhecer o seu rosto, porque é nele que a maquiagem será feita, certo? ;)
Não adianta pegar aquele tutorial de maquiagem lindo e maravilhoso e copiar ao pé da letra, se você não souber o que fica bem e o que fica ruim em você. Maquiagem não é igual receita de bolo, que é só pegar os ingredientes e tá tudo ok, pra ser bem feita é preciso se conhecer e o principal: se gostar! A pior coisa que tem é ver um tutorial ou uma matéria sobre maquiagem em um blog ou revista e ficar pensando: eu bem que podia ter a pele igual a da fulana, ou a boca igual a da beltrana... E é por isso que acho importante conhecer cada detalhe do seu rosto: porque você aprende a esconder o que menos gosta, e a ressaltar o que tem de mais bonito em você! Então, em primeiro lugar, ninguém é perfeito, e essa é que é a parte mais legal, porque se a gente fosse um photoshop ambulante não iríamos precisar de maquiagem e não nos divertiríamos tanto brincando com ela =)


Tá, mas então, como é que eu faço pra saber como meu rosto éSe observando! ;) Você só vai precisar do seu rosto, de um espelho, olho crítico e de uns 10 minutinhos (ou mais). Faça isso de preferência sob a luz natural, pra poder visualizar tudo direitinho, sem ilusões de ótica ou mudanças de cor, ok? Porque quando você sai na rua, é assim que as pessoas te veem, e não do jeito que você se enxerga sob a luz especial do seu banheiro, heheh! Então, vamos começar?






Aqui no Brasil, nós temos uma diversidade enooooorme de cores de pele e de traços. Assim como ninguém tem a cor exatamente idêntica à do outro, nossos formatos de rosto também são diferentes e únicos até, eu diria, mas pra não entrar em muito detalhe e não complicar, a gente se baseia pelos formatos mais comuns, e daí quando você for fazer a sua maquiagem, você usa esse formato como uma base pra saber como é que você vai aplicar cada produto. Então, os tipos mais comuns de formato de rosto são os seguintes:



Alguns exemplos:








Antes de  descobrir qual seu tipo de pele, é importante se atentar para um ponto essencial: A cor da sua pele e o subtom dela, que pode ser rosado ou amarelado. Olha, esse assunto é um pouco complicado de explicar, e também não é algo fácil de se descobrir, a melhor maneira que eu encontrei de saber qual o meu subtom foi testando cores de bases diferentes. A que for exatamente da cor da sua pele some nela, e não forma uma máscara. Vou falar mais detalhadamente sobre isso quando eu for falar de base, enquanto isso, acho bacana vocês darem uma lida nesse artigo aqui do blog Vanity Queens, que lá explica isso super bem! Fiz alguns testes que o post propõe pra você descobrir seu subtom e deram certo (como apertar a parte interna do antebraço e observar se a marca fica amarelada ou rosada, se ficar amarelada seu subtom é amarelo e se ficar rosada, seu subtom é rosado). Enfim, vão lá e leiam, que vale super a pena.

Vamos ao tipo de pele? É imporante saber isso para em primeiro lugar, saber quais produtos você deve usar para cuidar da sua pele (a melhor maneira de saber qual o cuidado certo pro seu tipo de pele é ir a um dermatologista! Não existe maquiagem bonita sem uma pele bem cuidada, por isso, se você não se preocupa com esse ítem, é bom começar a se preocupar! hehe) e definir quais serão as melhores texturas de produtos pra você. Peles oleosas geralmente são aquelas que produzem óleo rapidamente e em todo o rosto, mesmo quando o tempo não está tão quente. Geralmente peles oleosas tem tendência à acne. Peles secas são aquelas que não possuem quase óleo nenhum no rosto e costumam ser mais ásperas e ressecadas (e com maior tendência à formação de rugas). Peles mistas são aquelas oleosas na zona T (testa, nariz e queixo) e secas nas bochechas. E por fim, menos comuns mas existentes, temos as Peles normais, que não são nem oleosas e nem secas, de aparência aveludada e macia.








Identifique tudo que você gosta e não gosta no seu rosto pra poder usar a maquiagem pra corrigir ou amenizar os defeitinhos e realçar o que você tem de melhor. Pode ser que você tenha manchinhas, espinhas, olhos caídos ou muito separados, nariz largo, testa muito grande... enfim, qualquer coisa que te incomode no seu rosto (é importante lembrar que não é nada legal fazer a louca e querer mudar seu rosto todo, além de ser artificial, fica feio! o bacana da maquiagem é você ficar mais bonita sem carregar muito, de uma maneira natural). E não olhe só pros defeitos, dê atenção pro que você tem de bonito também, pode ser a cor dos seus olhos, seu formato de rosto... eles vão ser seus aliados na hora de fazer uma make incrível pra te deixar ainda mais bonita :)

Embora hajam vários truques certeiros e formas de realçar pontos fortes ensinados por maquiadores, a melhor maneira, na minha opinião, de acertar no que vai ficar melhor pra você é ir ajustando esses truques ao que você se sente mais bonita e confortável. Aos poucos e com a prática, a gente começa a achar o lugarzinho certo no nosso rosto de passar o iluminador, de fazer o côncavo do olho... enfim, a gente vai praticando e conseguindo ajustar a maquiagem a nós mesmas! Enquanto a habilidade total não vem, é bem bacana fazer uso dos truques! (calma que vamos chegar neles em outro post. Só identifique por enquanto!).

Bom, gente, acho que começa por aí, esses são os primeiros passos a se pensar e começar a observar antes de começar a fazer a maquiagem. Não adianta sair comprando maquiagens caríssimas sem antes conhecer seu rosto pra saber do que é que você vai precisar e o que vai ficar legal em você. Espero que vocês tenham gostado dessa primeira parte, no próximo post vamos começar a colocar as mãozinhas na massa! heheh

Beijinhos

3 comentários:

  1. Graças a Deus te encontrei para aprender a usar uma maquiagem e como fazê-la da forma apropriada. Muito obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  2. top 10 conteúdo excelente
    www.netbela.com.br

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo conteúdo
    https://www.netbela.com.br

    ResponderExcluir

Fique a vontade para expressar a sua opinião, com muita educação, é claro! Comentários que eu considere agressivos ou ofensivos serão apagados. :)