31 de janeiro de 2012

Guia para iniciantes | Parte 2: Produtos essenciais

Agora que a gente já identificou o nosso tipo de rosto e pele, é hora de uma das melhores partes, hahaha: ir às compras :) É claro que se você já tiver alguns dos ítens que eu citar aqui, não precisa comprar outros, a menos que você tenha notado que a qualidade dele não é boa, mas isso varia de pessoa pra pessoa, tem produtos que não dão certo em mim e que podem dar certo em outras pessoas, então pra saber qual o melhor pra você, só experimentando mesmo! E as resenhas de produtos ajudam muuuuito, hoje em dia é muito difícil eu comprar alguma coisa sem procurar nos blogs que eu confio sobre o produto que eu quero, pra evitar surpresas bem desagradáveis. Nessa parte do guia, vou apresentar pra vocês os principais produtos que você deve ter pra fazer uma maquiagem, isso não quer dizer que você tenha que usar todos, você pode selecionar os que você vai usar de acordo com a sua necessidade, mas pra uma make mais elaborada, é sempre bom ter esses produtos que vou mostrar aqui. ;) Vamos ao que interessa, né? vou dividir em categorias, pra facilitar a compreensão, ok?







 A pele, pra mim, é a parte principal da maquiagem. Se você estiver com pouco tempo pra fazer uma maquiagem legal nos olhos, mas se a pele estiver linda, o resto nem faz tanta diferença! Agora, uma pele mal feita ou muito carregada pode destruir uma maquiagem inteira!


Apesar da maioria das pessoas saberem pra que serve a base, ainda tem gente que tem dúvidas. A base tem como função uniformizar o tom da pele, cobrindo manchas e unificando a cor, porque nosso rosto não tem a cor totalmente igual, costuma ter partes mais claras e outras mais escuras. Pro restante da maquiagem ressaltar e ficar mais bonita, é essencial estar com a pele bem uniformizada.

Base Líquida: É mais fluida e pode ter cobertura leve, média ou total. Quem não tem tantas manchas pra esconder, quer um efeito mais natural ou uma base pra usar no dia a dia, é legal ter uma base de cobertura leve, porque ela uniformiza sem adicionar muita cobertura e por ter uma textura mais suave adere melhor à pele, dando essa sensação de que não se passou quase nada no rosto. Também é uma boa opção pra se usar quando o tempo tá mais quente. A base de cobertura média já é pra quem quer uma cobertura a mais nas manchas, mas ainda assim não deseja aquela cobertura pesada. Essa costuma ser minha opção pra quando quero uma pele mais bem feita, mas que não seja dê aparência muito pesada ao rosto. E a de cobertura total, é pra quem tem a pele mais machada ou com melasmas, e precisa de uma cobertura mais intensa pra deixar a pele uniforme. É importante observer se a base é oil free, pra evitar produção de óleo no seu rosto (o que eu considero importante sempre), e se é matte (deixa a pele sequinha, indicada pra pele mista ou oleosa) ou hidratante/cremosa (que já dá uma aparência mais luminosa e hidratada, mais indicada pra pele normal e seca).

Base em pó: Esse tipo de produto é um dois em um, pois une a cobertura de uma base ao acabamento seco do pó, sendo bem prático pra usar no dia a dia, e uma mão na roda pra quem quer usar o mínimo de coisas possíveis no rosto, pois já mata dois coelhos com uma só cajadada, rs. Esse produto não é muito legal pra quem tem pele seca, porque por ser em pó, pode marcar possíveis ruguinhas ou provocar descamação da pele. Também não é muito indicada no inverno,  porque nesta estação a pele tende a perder um pouco a umidade e a ficar mais seca. Outra situação em que o uso da base em pó é contra indicado, é pra quem faz uso de ácidos ou tratamentos que provoquem descamação, por motivos óbvios! (vai marcar tudo, não vai aderir à pele, e vai ficar soltando pedacinhos, deixando a pele bem feinha - experiência própria! hehe). Nesse ítem também entra a base mineral, que costuma ser mais leve do que a base em pó compacto e dar um efeito mais natural, preservando o efeito "sequinho" na pele. 

Base em bastão ou cremosa: Esse tipo de base é cremosa e bem prática de aplicar. Tem textura mais consistente, então acho que pode ser bem bacana pra quem além de uniformizar a pele, quer fazer efeitos como afinar o rosto ou o nariz e moldar o rosto (assunto pra outro post!). Não sei se existe base em bastão com efeito matte (alguém conhece?), então, sendo cremosa esse tipo de base seria mais indicada pra pele normal ou seca. Pra ser bem sincera com vocês, usei só uma base em bastão na vida (aquela da linha Color Trend da Avon), que eu odiei, hahaha, mas com certeza devem haver outras de boa qualidade por aí (como essa aqui mostrada pela Cinthia do Makeup Atelier - Inclusive, adorei a forma como ela ensinou a aplicar a base! vale ver. Tem também aquelas paletinhas de bases cremosas como essa aqui).

Entre esses três tipos de bases, há ótimas opções, pesquisando e experimentando você com certeza vai achar uma que se adeque mais a sua pele. =) Não vou ficar indicando produtos aqui nesse post, porque como eu disse cada pessoa tem uma pele diferente com necessidades diferentes, então acho que o melhor é você mesma procurar o que vai te atender melhor. Na blogosfera temos óotimas resenhas, que mostram super bem vários produtinhos, é só procurar e se atentar principalmente para as características que eu citei sobre cada tipo de base. Desse jeito fica bem mais fácil de escolher! Ok?!


Olheiras, olheiras, que bom saber que há solução pra essas malditinhas, não é verdade? kkkkk. Mas tem muita gente que faz mal uso desse ítem, e acaba piorando a situação ao invés de melhorar. Olha, a primeira coisa que temos que saber, é que nem todo tipo de olheira é igual. Tem olheiras que são mais profundas, outras que são menos visíveis, olheiras arroxeadas, amarronzadas... enfim, vários tipos. Dei uma pesquisada sobre tipos mais comuns de olheiras e achei um artigo interessante, com a contribuição da dermatologista Carolina Ferolla, que explica bem sobre os tipos de olheiras e porquecada uma delas surgem, quem quiser dá uma lidinha depois. Pra olheira estar bem coberta, é preciso que o corretivo seja exatamente da cor da sua pele, porque se for mais claro, ao invés de cobrir, vai ficar cinza e nada legal... Se você não encontra um corretivo idêntico à sua cor, é legal comprar tonalidades mais escuras e mais claras e ir misturando, até atingir a cor exata, ou comprar aquelas paletinhas de corretivos com várias cores pra misturar. Gente, sobre olheiras, indico muitooooo a seção "olheiras" no blog da Antonia, o Ciao Bella! Ela testa divesos corretivos diferentes e dá muitas dicas legais sobre o assunto, eu leio todas e adoro! tem muita, mas muita coisa sobre o assunto lá. :)


O tem como finalidade dar um acabamento final à maquiagem, além de retirar o brilho da pele. Ele pode ter cor ou ser translúcido (como é o caso do Blot Powder da MAC, que serve só pra tirar o brilho da pele). É importante observar se o pó tem textura mais fina ou mais espessa, porque isso faz TODA diferença na pele. Pra saber isso, só passando o dedo no produto mesmo, a diferença é nítida! O pó mais espesso concentra menos no dedo, mas quando você aplica ele cobre mais, enquanto o pó mais fininho concentra mais no dedo e quando passado sobre o rosto, cobre menos (pois se espalha mais no rosto). Então se você quer um pó com cobertura mínima, que apenas tire o brilho do rosto, o mais aconselhável é usar um pó de textura mais fina, já se você quer um pouco mais de cobertura, opte por um pó mais espesso. Geralmente, o pó solto é mais fino que o compacto, sendo excelente pra retirar o brilho sem adicionar muita cor, mas pra carregar na bolsa não é muito prático, pode fazer uma certa bagunça! hehe. O pó pode ser usado sozinho, pra apenas retirar o brilho, ou por cima da base, pra dar o acabamento final na pele.


O blush é um dos meus ítens de maquiagem preferidos, porque ele tem o poder de dar uma cor na pele e deixar a gente com uma carinha mais saudável. Existem blushes matte/opacos, que são aqueles sem brilho nenhum, apenas cor, ótimos pra usar no dia a dia, e aqueles mais cintilantes/perolados, que tem brilhinhos e que ficam lindos pra usar durante a noite, justamente por refletirem esses brilhos sob a luz. O blush pode ser em pó, que é o tipo mais comum, e em creme, que adere melhor a pele e fica mais natural, mas pra quem tem pouca prática, pode ser mais difícil de usar. Quanto às cores, existe uma variedade enooorme pra escolher, e acho legal ter pelo menos um coral, um rosa e um bronze, pra variar as cores e não sair sempre com a mesma cara por aí. :)




Essa é a parte que a maioria das pessoas ama, né? E pra fazer uma maquiagem bacana nos olhos, tem alguns produtinhos que são essenciais:  

Sombras: São elas que vão colorir os nossos olhos e com elas podemos criar efeitos ótimos pra realçar o olhar! Existem milhaaaares de cores, mas pra quem tá começando, acho que é essencial ter as seguintes cores: Marrom e preto opacas, nude perolado (pra usar como sombra iluminadora), dourado, cor de pele opaca (a cor que for mais próxima da sua pele e sem brilho, pra passar abaixo da sobrancelha) e um rosinha claro cintilante. São cores básicas, que dão pra usar com tudo e criar maquiagens lindas! Dá pra encontrar essas cores que eu citei facilmente em paletas de sombras, mas se você preferir, pode comprar a parte. Eu, particularmente, gosto de ter paletas de sombras com essas cores básicas e comprar unitárias somente quando forem de cores bem diferentes, porque paletas são mais econômicas e duram muito! 

Máscara para cílios: Uma maquiagem de olhos bonitos tem que ter máscara de cílios! Elas encorpam os cílios, deixam mais pretinhos e aparentes, além de ressaltarem a maquiagem dos olhos. Mesmo sem sombra nos olhos elas ficam bonitas! é ooooutra coisa! essencial. Existem vários tipos de máscaras para cílios, e a escolha vai depender do efeito que você quer dar aos cílios: Alongar, dar volume ou encurvar. Pra quem tem cílios mais curtinhos, a melhor opção são as máscaras alongadoras, pra quem tem cílios finos, máscaras de volume, e pra quem tem cílios retinhos e pouco curvados, as curvadoras. Geralmente, na embalagem das máscaras vem especificando o efeito que ela dá, mas nem sempre cumprem o que prometem... Mas as máscaras mais gordinhas, que pegam maior quantidade de produto, dão mais volume, as mais fininhas alongam e as que tem anatomia diferenciada (mais curvada) ajudam a encurvar.Abaixo:

1. Cerdas mais gordinhas (volume) 
2. Cerdas mais fininhas (alongamento)  
3. Cerdas curvadas (curvadora)


Lápis preto ou marrom: Esse é um dos ítens de maquiagem que as mulheres mais usam, né? O lápis preto é mais marcante, enquanto o marrom é mais natural. Você pode usar ele tanto pra marcar a linha d'água quanto na pálpebra, delineando. Se a intenção é esfumar o traço, a melhor opção é um lápis macio, mas se o que você quer é um traço mais firme e que dure por mais tempo também, é melhor ter um lápis mais durinho.








Gente, acho que essa parte nem tem muito o que falar, né? Porque aqui já entra uma questão de gosto pessoal, sem nada de regrinhas. O que acho importante saber é que existem batons cremosos, que hidratam mais os lábios, sendo óootimos pra quem tem os lábios mais secos como eu, e os batons matte, que ficam sequinhos nos lábios e costumam durar mais tempo também, mas são uma escolha meio ruim quando os lábios não estão muito hidratados, porque podem marcar as pelinhas/linhas da boca.Há milhares de cores de batons e glosses e texturas, e a escolha vai de acordo apenas com seu gosto! Mas acho bacana ter pelo menos um batom rosa e um nude e se você não tem medo, um vermelho (que é clássico e deixa qualquer maquiagem básica linda!), além de um gloss pra quando você quiser algo mais discreto ou usar uma make nos olhos mais escura. Uma coisa que acho mega importante: Hidratar os lábios, pro batom ficar bonito neles! hehe. Por isso, um lip balm/hidratante de lábios cai super bem, sempreeeeee, especialmente se você tem lábios rachados e secos. Nas farmácias tem ótimas opções como os da nívea, que custam menos de R$ 6,00 e hidratam super beeem!! :)

Bom, gente, esse é o básico do básico! tentei ser o mais completa possível, espero que não tenha ficado cansativo.. hahaha Beijos!

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para expressar a sua opinião, com muita educação, é claro! Comentários que eu considere agressivos ou ofensivos serão apagados. :)