6 de março de 2014

Falando sobre organização


Como havia comentado com vocês no último post, um assunto que tem me interessado muito ultimamente é organização. Eu sempre fui uma pessoa mega desorganizada, e por conta disso vivia perdendo compromissos importantes, esquecendo de entregar coisas no prazo correto, saindo atrasada de casa quase todo o dia e passando por muito, mas muito estresse desnecessário. A desorganização atrapalha muito o dia-a-dia, torna tudo mais difícil (às vezes mais do que aparenta ser na realidade) e estressante. 

Um dia, resolvi tomar vergonha na cara e procurar maneiras de me manter mais organizada, e digo pra vocês uma coisa, como isso me ajudou! Posso dizer que mudou minha maneira de ver a vida. Você pode até pensar que estou exagerando, mas não estou. E como eu consegui isso? Bom, eu conheci um blog chamado Vida Organizada que aborda sobre esse tema e dá muitas dicas de organização. Comecei a colocar algumas coisas em prática, e quando vi, já estava viciada em organização, porque quando você começa a ver que tudo está sendo mais fácil e prático, você se sente motivado a continuar! E é assim mesmo, pra começar a ser uma pessoa organizada, é só dar o primeiro passo.

Comecei organizando meu quarto, e parece que saiu um peso enorme, já. Tinha tantas coisas desnecessárias entulhadas, tantos papéis espalhados... Dei um jeito e coloquei tudo no lugar e hoje me sinto bem mais leve, bem melhor. O segundo passo foi organizar minha rotina, vivia sem traçar objetivos claros, sem anotar compromissos, e isso é péssimo. Acredito que ter uma agenda (seja de papel ou digital, como no celular), pra anotar tudo é o mínimo pra conseguir acompanhar seus compromissos e tarefas sem esquecer de nada e ter controle sobre seu tempo. Eu comprava agenda todo ano e nunca usava, porque não sabia como usar. Hoje não passo um dia sem olhar minha agenda. 

Então, vou começar a falar aqui no blog sobre organização, porque me apaixonei sobre o tema desde aque comecei a ler e colocar em prática as coisas que aprendi, e quero ajudar a vocês que tem dificuldade nisso a mudarem também! :) Hoje vou deixar três dicas valiosas pra você dar os primeiros passos

  1. Tenha uma agenda, de papel ou digital, e utilize-a somente para anotar seus compromissos e tarefas diárias, e crie o hábito de revisá-la todos os dias. Temos mania de escrever outas coisas na agenda (anotações aleatórias) e isso acaba tirando um pouco da clareza dos compromissos. Se você gosta de anotar suas inspiraçõe, idéias e insights,  o ideal é arranjar um caderninho somente para isso (inclusive isso é ótimo, em breve vou falar sobre isso também). A agenda serve para anotar compromissos. Mas se você anotar e simplesmente esquecer a agenda, não vai adiantar nada. Acho que essa é a dificuldade das pessoas em ter uma agenda, às vezes até anotam algo, mas não leem e não revisam. Aí realmente não vai funcionar ter uma agenda. É preciso criar o hábito de ler e revisar sua agenda todos os dias pelo menos 2 vezes ao dia. Eu leio sempre à noite, antes de dormir, que é quando eu adiciono as tarefas mais importantes do próximo dia na agenda e reviso se no outro dia terei algum compromisso importante para já me preparar - se preciso por exemplo separar algum documento ou levar alguma coisa para o destino em questão, já deixo tudo separado pra evitar correria e estresse no dia seguinte antes de sair - e de manhã, pra ter certeza que não estou esquecendo nada.
  2. Defina suas rotinas e metas diárias, semanais, quinzenais, mensais e anuais. Tem coisas que precisamos fazer com uma periodicidade específica, e é importante deixar isso registrado para nunca esquecer e também acompanhar corretamente. Além disso, também precisamos trabalhar com metas, traçar objetivos a serem alcançados em certo período de tempo, pois quando fazemos isso, fica mais claro definir o que é necessário fazer para alcançar o que queremos, por etapas. Atenção: rotina é diferente de meta, embora as duas coisas estejam interligadas. Meta é algo mais amplo, alguma coisa que você deseja conquistar a curto, médio ou longo prazo, e rotina diz respeito às atividades que você desempenha de tempos em tempos com o objetivo de alcançar o que você deseja (ou coisas simplesmente necessárias, como fazer compras e pagar contas). Pra ficar mais claro, vou dar um exemplo de cada: Uma rotina diária, por exemplo, pode ser o simples fato de trabalhar. Uma meta anual, pode ser comprar um carro, ou conseguir começar a fazer alguma atividade física. Comece a definir suas rotinas e metas e você vai ver como isso ajuda e motiva!
  3. Vença a procrastinação. Quando ouvi essa palavra pela primeira vez, não fazia ideia do que era, mas logo vi que fazia parte da minha vida. Procrastinar é deixar as coisas pra depois, sempre empurrando com a barriga, e gastar o tempo com coisas desnecessárias. Faz perder um tempo danado e prejudica muito, seja no trabalho ou na vida pessoal. Se identificou? Isso é algo mais que comum. Não estou dizendo que você precisa estar sempre trabalhando, sem descansar. Na verdade, isso tem muito a ver com saber aproveitar bem o tempo. E eu acredito que a melhor forma de se livrar de tarefas chatas, é encará-las e fazê-las o quanto antes, pois apesar de não serem agradáveis na maioria da vezes (porque se fossem, não enrolaríamos pra fazer, não é? kkkkk), porque assim sobrará mais tempo pra você se dedicar a outras coisas que realmente gosta e que te fazem bem. Hoje em dia, eu sou assim: Se aparece algo chato (mas necessário) para fazer, quero fazer logo, pra me livrar e poder curtir meu tempo com outras coisas. :)
 Bom, pessoal, é isso. Vocês agora sempre me verão falando sobre organização aqui, pois é um tema pelo qual me apaixonei e estou sempre lendo. Espero poder ajudar a vocês com um poquinho do que tenho aprendido sobre isso! 

Beijos

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